A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE GILGAL:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
metodologias ativas, ensino-aprendizagem, nutrição, educação, ensinoResumo
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo utilizadas com mais frequências nas Instituições de Ensino Superior (IES), e isso se dar pela importância que a mesma tem no processo formativo dos alunos, fortalecendo o olhar crítico e reflexivo. Diante da sua importância, a disciplina de Antropologia da Nutrição no curso de Nutrição da Faculdade GILGAL, utiliza essa ferramenta de ensino durante os módulos propostos na disciplina. Visando aprimorar o conhecimento dos discentes, em um dos módulos, foi abordado uma leitura prévia do livro Geografia da fome de Josué de Castro, com objetivo de elaboração de uma síntese, elucidando os principais problemas sociais encontrados no texto. Posteriormente apresentados de formas lúdicas, para que facilite o entendimento e memorização da turma, usando tarjetas, cartazes e maquete. Diante do exposto em cima da leitura, e potencializando o lado crítico e reflexivo, foi elabora questões norteadoras para a resolução dos problemas encontrados na síntese, como a utilização de políticas públicas já existentes ou novas ações e estratégias necessárias para cada região do Brasil. Diante da proposta foram fortalecidos ou elaboradas propostas essenciais para o combate a fome e a vulnerabilidade social, além do conhecimento sobre as dificuldades encontradas em cada região. Portanto, evidenciou-se a importância do uso das metodologias ativas no ensino-aprendizagem dos discentes dos cursos superior, principalmente na área de saúde com atuação direta com a população, tendo em vista as necessidades individuais e coletivas. Entretanto, é importante romper com o ensino tradicional e eliminar os efeitos colaterais causados por eles na formação de profissionais e cidadãos.
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ISSN 2966-005X