A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE GILGAL:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Erick Bernard Pereira de Lima (Orientador) Coordenador e Docente do Curso de Nutrição Faculdade GILGAL Autor/in
  • Rabesh Pereira Batista Discente da Faculdade GILGAL Autor/in
  • Joyce Maria Pereira do Nascimento Discente da Faculdade GILGAL Autor/in
  • José Martins da Silva Neto Discente da Faculdade GILGAL Autor/in
  • Ayla Clícia Soares do Nascimento Discente da Faculdade GILGAL Autor/in

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino-aprendizagem, nutrição, educação, ensino

Resumo

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo utilizadas com mais frequências nas Instituições de Ensino Superior (IES), e isso se dar pela importância que a mesma tem no processo formativo dos alunos, fortalecendo o olhar crítico e reflexivo. Diante da sua importância, a disciplina de Antropologia da Nutrição no curso de Nutrição da Faculdade GILGAL, utiliza essa ferramenta de ensino durante os módulos propostos na disciplina. Visando aprimorar o conhecimento dos discentes, em um dos módulos, foi abordado uma leitura prévia do livro Geografia da fome de Josué de Castro, com objetivo de elaboração de uma síntese, elucidando os principais problemas sociais encontrados no texto. Posteriormente apresentados de formas lúdicas, para que facilite o entendimento e memorização da turma, usando tarjetas, cartazes e maquete. Diante do exposto em cima da leitura, e potencializando o lado crítico e reflexivo, foi elabora questões norteadoras para a resolução dos problemas encontrados na síntese, como a utilização de políticas públicas já existentes ou novas ações e estratégias necessárias para cada região do Brasil. Diante da proposta foram fortalecidos ou elaboradas propostas essenciais para o combate a fome e a vulnerabilidade social, além do conhecimento sobre as dificuldades encontradas em cada região.  Portanto, evidenciou-se a importância do uso das metodologias ativas no ensino-aprendizagem dos discentes dos cursos superior, principalmente na área de saúde com atuação direta com a população, tendo em vista as necessidades individuais e coletivas. Entretanto, é importante romper com o ensino tradicional e eliminar os efeitos colaterais causados por eles na formação de profissionais e cidadãos. 

Downloads

Publicado

02-05-2024

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE GILGAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2024). Revista Multidisciplinar Da Faculdade Gilgal, 2(1), 1-7. https://revista.faculdadegilgal.edu.br/index.php/fgg/article/view/8